Seguidores

Cantinho da Aracy Headline Animator

sexta-feira, 9 de março de 2012

Marcando o etamine na #sextacriativa

Nesta #sextacriativa queria dar uma dica interessante para quem borda ponto cruz, eu aprendi há uns anos logo que comecei a participar como voluntária do projeto Love Quilts Brasil.

Qual a dica?
Marcar o etamine para facilitar o andamento do bordado. 

Nunca vou me esquecer que a amiga Salete, uma voluntária do projeto que mora em Campinas, me mandou pelo correio num envelope com um cartãozinho com dizeres carinhosos, um quadradinho de etamine que tinha no máximo 8cm e nele estava marcado um barquinho. Tenho ainda guardado, mas agora não consegui achar pra mostrar pra vocês, fico devendo...rsrsrsrs
Ela atendeu ao meu pedido e enviou pra que eu não tivesse dúvidas sobre como fazer isto.

Pode parecer trabalhoso, você pode até achar que é perda de tempo, mas realmente vale e facilita bastante o andamento do bordado depois.

O que você vai precisar?
Etamine
Gráfico escolhido para bordar
Canetinhas - que esteja escrito na embalagem LAVÁVEL
Régua
Caneta esferográfica Pilot BP-S cristal - eu prefiro a preta
Dependendo do gráfico ou da idade da gente...rsrsrsrs,  uma lente de aumento também pode ser útil.
Fiz a opção de um gráfico simples pra mostrar pra vocês, escolhi este da foto acima, vejam que há uma grande área na cor amarela então vamos à marcação.
Comece marcando o centro do seu bordado e a partir daí se for um gráfico de áreas grandes e que tenha contorno você pode desenhar todo o risco usando a caneta esferográfica.
Depois desta marcação você começa a usar as canetinhas e vai encostando ela de leve nos quadradinhos do etamine pra marcar os espaços a serem bordados
Observem que eu usei a cor amarela para marcar o espaço que seria bordado em preto, a cor verde pra marcar o que seria bordado em cinza , vermelho para o verde, azul turqueza para o branco e assim por diante.
Porque não usar as canetinhas da mesma cor das linhas que você vai usar?
Pra não confundir conforme você for bordando depois e com isto não ficar pontinho sem bordado.
Pronto, todo o gráfico está marcado.
As áreas maiores eu não marquei pois já sei que serão bordadas em uma única cor.
Não tenho este bordado pronto pra mostrar pra vocês, ele está sendo feito por outra amiga que borda para as crianças do projeto, mas estarei usando algumas outras fotos que já usei pra ilustrar isto em outros momentos e mostrarei pra vocês terem mais ideia do que estou falando.

Foto que tirei em 2008 pra colocar no meu álbum do flickr e dar esta dica lá. 
Bloquinho pronto - bordado para a Natasha em dez.2008
Outro gráfico marcado para o projeto Love Quilts Brasil, este em 2009.
Aqui o bordado pronto para o Matheus, bordei em nov.2009
Na primeira foto desta postagem você viu um bordado já iniciado, com muitas cores. Quando é assim eu marco por etapas. Vejam mais uma foto do andamento do bordado com a marcação seguinte e como ele ficou depois de pronto:
Bordado concluído em julho de 2009 
E, só pra concluir esta postagem, quero mostrar a marcação e o bordado que fiz para colocar no meu sampler de patchwork. Por ser um risco grande e detalhado também fui marcando por etapas.
bloco central do sampler - preparado para bordar-16.04.08
bloco central do sampler - sendo bordado-20.04.08
bloco central do sampler - sendo bordado-25.04.08
08.05.2008
13.05.2008
bloco central do meu 1° sampler - março a outubro de 2008
Fica aí a minha dica para esta #sextacriativa do Assim,sim!
Espero que tenham gostado.
Bons bordados e boa semana.

"Seja sobre nós a graça do Senhor nosso Deus e confirma sobre nós as obras de nossas mãos, sim, confirma a obra das nossas mãos." (Salmo 90. 17)
Comentários
23 Comentários

23 comentários:

  1. Aracyyy... que saudade de bordar! Nunca pensei em usar as canetinhas para ajudar na marcação. Ajudaaa muito... especialmente se o desenho for muito cheio de detalhe. Adoreiii a dica. Muito criativa. Obrigada por compartilhar!

    Beijinhos,
    Mi

    ResponderExcluir
  2. Adorei a sua dica da #sextacriativa de hoje. Ajuda bastante.
    Bjks e um ótimo final de semana,
    Eli

    ResponderExcluir
  3. gostei do passo a passo, eu acabei aprendendo o ano passado quando fui fazer minha primeira entrega. para bordar fora de casa é muito bom. mais prático e evita erro. quando há muitas cores eu ainda não estou tão boa mas logo logo também já vai melhoras. um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  4. Aracy, este bordado de 2009 eu não tinha visto, Maravilhoso !!!!!
    O que v. fez com ele ????
    Beijoquinhas , Salete

    ResponderExcluir
  5. Aracy
    Estava com saudades de passar por aqui!
    Sou uma negação com as agulhas mas adorei ver seus riscos de bordar :)

    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Já bordei muito mas eu acho que hoje em dia resolveram diminuir o tamanho dos buraquinhos do etamine , kkkkkkk (tudo mentira, eu que não enxergo mais mesmo!) Mas fazia sempre assim, com canetinhas e depois,... era uma maravilha. Podia levar o bordado em qualquer lugar e nunca dava nada errado. Parabéns pela dica!!! E seus trabalhos são um luxo!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá Aracy! Sou apaixonada por ponto cruz! Quando eu e minha irmã entrávamos de férias era essa a ocupação que minha mãe nos arrumava! rs...

    Eu bem que poderia ter usado minhas canetinhas pra isso né?

    Adorei essa dica! Adorei ver o ponto cruz tantos anos depois! Me deu saudade! =)

    Bjks

    ResponderExcluir
  8. Aracy, eu não sei bordar ponto cruz, mas achei genial a ideia! Simplifica muito, né?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. canetinha lavavel??? sera que sai mesmo?? e se manchar? e a caneta esferografica? meu sobrinho riscou meu travesseiro e nao saiu rsrs adorei a dica, quero testar...mas....tenho medo!! nao conheço essas canetinhas lavaveis, amanha vou procurar...acho que gostei da ideia! bom final de semana, bjo bjo!

    ResponderExcluir
  10. super legal essa estratégia, vou tentar aqui.
    confesso que sempre me compliquei toda no ponto cruz, achava muito chato ficar contando os quadradinhos. um drama! :)

    beijão e obrigada pelo comentário fofo!

    ResponderExcluir
  11. Aracy, obrigada pela visitinha, adorei a dica, tb faço ponto cruz.
    bj

    ResponderExcluir
  12. já tinha ouvido falar dessa canetinhas no grupo mas ainda não tinha visto o efeito no tecido, gostei.... só não me lembro de ter visto dessa canetinhas nos bazares, vou procurar novamente. Bjinhos e ótimo domingo....

    ResponderExcluir
  13. Oi Araci! Obrigada pela passada lá no Amora's :)

    Gosto muito de passar aqui no teu blog, e essa dica da canetinha é tudo de bom mesmo! Poupa um trabalhão na hora de ficar contando os "quadradinhos".

    Tenha uma semana abençoadíssima :)

    bjoo

    ResponderExcluir
  14. Que super dica maravilhosa. Obrigada por compartilhar, vou tentar essa técnica nos meus próximos bordados.

    Beijos apimentados

    ResponderExcluir
  15. Olá Aracy
    Conheci o seu blog a través da amiga Nia e estou adorar o seu blog e sem dúvida que deu uma boa dica vou tentar tentar essa técnica para o meu próximo bordado muito obrigada por partilhar :)

    ResponderExcluir
  16. Oi Aracy !

    Vim retribuir sua visita e agradecer seu recadinho carinhoso,sobre o Sexta Criativa.

    Seus trabalhos são delicados e belíssimos ! Eu não bordo, mas certamente seus trabalhos são inspiradores !

    Beijos !

    ResponderExcluir
  17. Oi querida, passe pelo meu blog, pois estou te convidando a participar de uma brincadeira (TAG), que se você gostar é lógico. Bjos

    ResponderExcluir
  18. Maravilhosa essa dica amiga!!!
    Eu fazer isso quando bordava Tapete Arraiolo na Juta...
    bjs!!!

    ResponderExcluir
  19. Oi Aracy,

    Obrigada pela visitinha!!! Adorei seu cantinho, um encanto!!! A dica do ponto cruz então, é ótima!!!!

    bjks
    Dani

    ResponderExcluir
  20. olá,lindo seu blog,tbm tenho um blog,espero sua visitinha,abraços,gi-bordados.blogspot.com!!!!!!!

    ResponderExcluir
  21. Aracy, vejo que os seus trabalhos em ponto cruz são perfeitos e de uma delicadeza. Gostei muito da dica de usar bastidores. Também vou tentar fazer com bastidor, pois também fico com algumas reliquias nos dedos: os furinhos. rsrs. Parabens!!!! A visita por aqui muito me ensinou e me inspirou.

    ResponderExcluir
  22. Aracy, amei os seus trabalhos, principalmente o ponto cruz que tem uma delicadeza na combinação de cores e disposição nas peças. Vim a procura de como usar bastidores, e acabei por navegar no seu cantinho maravilhando-me com todos os seus trabalhos. E as bolsas, que lindas!!!!! Essas eu ainda não tentei fazer não. Visite meu cantinho também, é criado recentemente, mas como o ponto cruz e patchwork são minhas paixões, já postei algumas pecinhas, lá... Seja bem vinda
    http://coracaonaarte.blogspot.com
    Parabens pelos seus trabalhos, e que Deus continue iluminando a sua criatividade.

    ResponderExcluir
  23. Aracy, vejo que os seus trabalhos em ponto cruz são perfeitos e de uma delicadeza. Gostei muito da dica de usar bastidores. Também vou tentar fazer com bastidor, pois também fico com algumas reliquias nos dedos: os furinhos. rsrs. Parabens!!!! A visita por aqui muito me ensinou e me inspirou.

    ResponderExcluir

Que bom que você vai deixar um comentário, isto me faz muito feliz. Muito obrigada por sua visita, volte outras vezes.
Se você vai comentar como anônimo, se possível, deixa um e-mail para que eu possa entrar em contato.
Beijos. Deus te abençoe

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...