Seguidores

Cantinho da Aracy Headline Animator

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Dia Nacional de Ação de Graças

Ontem vivemos o Dia Nacional de Ação de Graças e como já é feito há anos, tivemos à noite um culto especial de gratidão a Deus na Igreja Metodista em Santo Amaro
Altar da igreja no final da celebração de ontem
Em nosso país hoje há um grupo de resgate ao Dia Nacional de Ação de Graças , o logo que usei acima é da campanha deste ano.

Mas de onde veio isto? Como começou no Brasil?

Veja abaixo o texto explicativo que extraí do site IV

É o dia observado como "um dia de gratidão" a DEUS pelos bons acontecimentos (a boa colheita) ocorridos durante o ano. Neste dia, as pessoas dão as graças com festas e orações em família. A maioria das pessoas celebra o dia de Ação de Graças se reunindo com a família e os amigos para um banquete tradicional.
Nos EEUU e no Canadá, é feriado nacional - Thanksgiving. É um feriado comemorado anualmente nos EUA na quarta quinta-feira de novembro. No Canadá a Thanksgiving é comemorado na segunda segunda-feira de outubro (a colheita acontece mais cedo por causa da diferença de temperatura).
O Dia de Ação de Graças se destaca de outros feriados porque pode ser comemorado por praticamente todo mundo. Ele não está ligado a uma religião especificamente e as pessoas podem celebrá-lo da maneira como quiserem.
As únicas tradições essenciais são fazer uma refeição com amigos ou com a família e agradecer pelo que se tem e pelo que 'colheu' no ano que passou. No mundo dos feriados, o Dia de Ação de Graças é o mais simples e puro possível. Veja +
O primeiro Thanksgiving foi comemorado pelos colonos e índios americanos da colônia Nova Inglaterra no início do século 17, com a intenção de agradecer a Deus pela ótima colheita daquele ano. 
Sua verdadeira origem, entretanto, remonta aos festivais de colheita tradicionais em muitas partes do mundo desde tempos antigos. Hoje em dia o dia de Ação de Graças é uma comemoração da vida doméstica, centrado na casa e na família.
No ano de 1909, Joaquim Nabuco, embaixador do Brasil nos EUA assistiu ao dia de Ação de Graças e, impressionado, declarou: "quisera que toda a humanidade se unisse neste mesmo dia, para um Universal agradecimento a Deus".
O presidente Eurico Gaspar Dutra instituiu o Dia Nacional de Ação de Graças, em 17/08/49. O presidente Marechal Castelo Branco o regulamentou no ano de 1965, oficializando a quarta quinta-feira do mês de novembro para a comemoração em todo território Nacional" -  fonte: http://www.mundojovem.pucrs.br/
Como comemorar o Dia Nacional de Ação de Graças - Quando - Onde e Como Participar, clique aqui: http://www.acaodegracas.com.br



Voltando à nossa celebração de ontem, durante o culto crianças, adolescentes e jovens entraram pouco a pouco levando até o altar elementos simbolizando a nossa gratidão:

terra, água, luz, cereais, legumes, verduras, frutas, flores e por fim o pão que simboliza Jesus Cristo, o pão da vida e é servido de alimento ao redor de todo o mundo.


Tudo foi colocado ao lado da Bíblia, a Palavra de Deus que está presente conosco em todo o tempo e renova sobre nós as suas misericórdias dia a dia.
Sua graça é abundante e se estamos aqui hoje é unicamente por Ele.

Ao Senhor toda honra, toda glória, todo louvor, toda adoração e toda a nossa gratidão.

Já quase no final do culto fizemos nossas ofertas especiais de ações de graças.
Ao ofertar sempre levamos também ao altar neste dia doces, bolachas, balas, chocolates, geléias e tudo isto irá complementar nesta época de Natal as cestas básicas que o Ministério de Ação Social da Igreja entrega mês a mês.





Que a doçura do amor de Deus seja expressada através da nossa vida e ofertas de amor àqueles que têm necessidade.

Senhor, muito obrigada por tudo o que tens feito e por tudo o que continuarás a fazer.
Eu te amo, Senhor!
Dedico mais uma vez minha vida a Ti.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...