Seguidores

Cantinho da Aracy Headline Animator

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Vivendo um tempo de mudança

15/03/2012 - Papai e mamãe no dia em que foram conhecer a nova casa , depois da ida deles é que definimos que seria este o novo cantinho e passamos a sonhar e executar os passos pra tudo ficar prontinho.
Não é novidade pra ninguém, as pesquisas apontam e aumentam as notícias sobre o envelhecimento da nossa população. 
A idade média do brasileiro já ultrapassa 75 anos pelo último senso e a população com mais de 80 anos cresce a cada dia, tudo isto pelo avanço da medicina e pela melhoria na qualidade de vida, que bom!

Em contrapartida vivemos um tempo de aprendizado, nós, agora filhos adultos que fomos cuidados por nossos pais, estamos buscando meios pra cuidar deles nesta fase do envelhecimento, da terceira idade ou da melhor idade e, devo confessar que assim como a gente não nasce sabendo como cuidar dos nossos filhos quando eles chegam, é no dia a dia que vamos aprendendo, isto se repete neste tempo de inversão de papéis, nossos pais agora são meio como filhos e dia a dia vamos aprendendo como cuidar deles.

Desde o Natal de 2011, quando nos reunimos em família, foi preciso uma tomada de consciência da atual realidade e vimos intensificando a busca pela melhoria de vida dos nossos pais. 
Estes quatro primeiros meses de 2012 nos dedicamos a ler sobre o assunto, visitar várias instituições que cuidam de idosos, inúmeras trocas de e-mails, telefonemas, reuniões pra compartilhar ideias, tirar dúvidas, aparar arestas entre nós irmãos, afinal "Somos Seis", uma delícia, mas nem sempre é fácil chegar num acordo, por fim tomamos uma decisão.
...

Voltando só um pouco no tempo antes de continuar e falar sobre nossa decisão, a mamãe tem diagnóstico de Mal de Alzheimer há mais ou menos 6 anos, no final de 2009 passou por um período delicado de internação com uma pneumonia aspirativa e depois disto voltou pra casa com acompanhamento de home care, sonda naso-enteral para alimentação, necessidade de tratamento de escara e reabilitação com fonoaudióloga e fisioterapeuta; os atendimentos eram diários e paralelamente precisamos contratar cuidadoras 24 horas por dia.
Graças a Deus passado uns quatro meses ela estava livre da escara e comendo novamente por boca com o auxílio das cuidadoras. Desde então aconteceram mais duas internações por infecção de urina, mas pudemos proporcionar a ela e também ao papai, companheiro dela há 58 anos, um atendimento satisfatório. No começo de dezembro de 2011 sentimos de forma muito acelerada uma caída na saúde deles dois, apontava pra necessidade de tomar novos rumos e foi assim que chegamos na comemoração do Natal, um tempo de nascer, renovar as esperanças e caminhar pra vida, então começou o processo que já descrevi no início deste texto.

Ah!... ia dizendo que por fim tomamos uma decisão e na segunda feira desta semana nossos pais mudaram para uma casinha charmosa e aconchegante que tivemos o cuidado de reformar e adequar para as necessidades dos dois. Agora eles residem numa espécie de condomínio para moradores idosos.
Creio que a idade média neste condomínio é de 80 anos, este nosso casal querido está pouco acima disto.

Trabalhamos bastante, foi cansativo, mas também divertido e especial passarmos mais tempo juntos cuidando de tudo e agora estamos esperançosos de que eles tenham maior qualidade de vida "Vivendo um tempo de mudança"

Bem, já escrevi bastante, mais letrinhas do que imaginava no início do texto, quero finalizar esta postagem mostrando etapas da preparação da casa: 
04/04/2012 - reforma acontecendo
20/04/2012 - mudança dos móveis, casa pronta
Como podem ver no mosaico acima, neste dia teve até banda...rsrsrs
Mas a banda nada tinha a ver com a mudança, numa tarde em que a temperatura caiu e anunciava um temporal, enquanto aguardávamos o término da pintura pra colocar os móveis pra dentro, chegou a banda do Exército para uma apresentação que acontece de tempo em tempo para os moradores, um momento gostoso.
21/04/2012 - vamos por a casa em ordem
No final do dia a sala estava pronta.
Saímos de lá à noitinha cansados, famintos mas muito felizes e tudo acabou em pizza...hummmmm... deliciosa.
No dia seguinte...
22/04/2012 - sala 360º
Quadro na parede do quarto do papai e mano colocando pastilhas pra acabamento do espelho no lavabo
Cozinha equipada e decoração sobre as portas no hall de circulação
"Bora" pra casa descansar, estava um frio, chuva e no dia seguinte íamos levantar cedo, seria o momento mais importante da mudança, levar pra lá o lindo casal de moradores.
23.04.2012 - papai e mamãe entrando na casa nova
Um novo momento na vida.
Hoje estamos completando 5 dias da chegada deles dois na nova casa, foi uma semana cheia, cada momento que estivemos por lá fomos providenciando detalhes, é um tempo de adaptação.
Eles estão bem, tranquilos dentro do possível, aceitando novos desafios.
Estamos contando com novas pessoas pra nos ajudar na caminhada, ainda é preciso ajuste também na equipe, mas a cada dia temos confirmado em nossos corações que tomamos a decisão certa.

Nosso muito obrigada primeiramente a Deus que tem nos guiado, renovado, sustentado e abençoado com sua constante presença.
À família: marido, filhos, neta, noras, cunhadas, sobrinhos por caminharem conosco neste tempo com paciência, disponibilidade pra ajuda e muito carinho.
Aos amigos que nos companham em oração, palavras de apoio e compreensão.
À equipe que nos acolheu lá e está caminhando conosco neste tempo de adaptação.
Aos nossos pais que estão aceitando o desafio desta mudança e confiando em nossa decisão na certeza de que buscamos o melhor pra eles.

Amanhã estarei lá outra vez e tenho certeza que será mais um momento especial.

"Até aqui nos ajudou o Senhor" (I Samuel 7. 12b)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...