Seguidores

Cantinho da Aracy Headline Animator

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Dias frios, comida quentinha

Já faz alguns dias que a temperatura caiu aqui em São Paulo e parece que o inverno vem mais forte este ano, será???

Bem, eu curto este tempo, acho que a gente fica mais juntinho uns dos outros, curte mais a casa, capricha mais na forma de se vestir e fica mais elegante.

Também é legal pra ficar bem a vontade, com aquele moleton confortável, meia e pantufas nos pés, ou então, se não temos um dia super agitado, permanecer de pijama, de preferência mais tempo debaixo das cobertas, que delícia!

E preparar comidinhas gostosas então? Aliás, melhor do que prepará-las é saboreá-las ...rsrsrsrs

Hoje fiz este creme de ervilhas que está na foto acima, algo simples, rápido e delicioso.
500 gr de ervilha seca de molho por mais ou menos uma hora. Azeite na panela de pressão, alho fritando, junta o bacon picadinho, dá uma bela fritada, adiciona a ervilha, água (+/- 1 1/2 litro), pitada de sal e tampa a panela. Abrindo fervura, abaixa o fogo e deixa por uns 20 minutinhos.
Pra acompanhar queijo mineiro ralado na hora e pão.

Bem, ainda nem tinha chegado o frio, era mês de março e eu já aderi a uma sopa feita no capricho, usei um caldo de carne preparado em casa, bati uma sobrinha de feijão e acrescentei escarola.


Mas foi no mês de maio que o tempo começou a esfriar e então comecei a curtir mais as sopas quentinhas, esta acima foi de macarrão com caldo de carne
Dez dias depois uma deliciosa canja com batatas e bastante cenoura ralada
Depois foi a vez da sopa de fubá que lembra infância, casa da vovó
Azeite na panela, alho e cebola refogando, um cubinho de caldo de carne, 5 xícaras de água.
Quando abriu fervura acrescentei 3/4 de xícara de fubá disolvida em uma xícara de água e fui mexendo para não empelotar. Fogo baixo, acrescentei mais um pouquinho de água, provei o sal, fiz ajuste e polvilhei salsinha desitratada.
Por fim quebrei um ovo na panela e mexi até que o ovo estivesse cozido.
Coloquei no prato e cortei cubinhos bem pequenos de queijo minas curado.
Hummmmmmm... delicioso!
No dia 21, um sábado, quando voltei da Celebração do Coração Aquecido, fiz um creme de mandioquinha, uma delícia com este tempo mais frio, uma das minhas preferências.
Na panela de pressão refoguei no óleo alho e cebola, coloquei um envelopinho de caldo de carne, juntei as mandioquinhas e 1 1/2 litro de água, depois de abrir fervura cozinhei por uns 12 minutos.
Coloquei os pedaços no liquidificador, um pouco do caldo e bati, voltei pra panela só pra mais uma fervurinha.
Servi com salsinha picada e cubinhos de queijos minas, muito bom!!!!!
Pra terminar o mês de maio fiz um creme de legumes: mandioquinha, cenoura, abobrinha, cebola... nem lembro o que mais tinha, mas também ficou sensacional.

Bem, depois de tanta sopa, só mesmo uma cama quentinha e é pra lá que eu vou agora, até porque já começa um novo dia, passa de meia noite e esta é uma noite gelada.
Outra hora conversamos mais sobre sabores gostosos que aquecem no inverno.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...