Seguidores

Cantinho da Aracy Headline Animator

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

PAP - Almofada para cadeira aramada

Nestes últimos dias fiz almofadas para as cadeiras do apartamento da minha filhota, coisa simples, mas, como às vezes venho atrás de coisas simples na Internet, vou repartir com vocês e talvez seja interessante pra alguém, não é?

Eis a cadeira - Poesia - comprada na Tok&Stok
Ela é dobrável, portanto a almofada do assento não poderia ser amarrada nas pernas da cadeira, e o encosto tem uma curvatura e uma "dobra" nas duas laterais (veja a seta na foto abaixo).
As almofadas seriam feitas em jeans o mais clean possível

 Fiz da seguinte forma:

1. tirei as medidas e desenhei os moldes, aproveitei uma sacola de papelão.
Aqui no meu exemplo o assento tinha 41 x 41 cm, com as bordas arrendondadas nas pontas frontais e o encosto formava um trapézio de 41 x 13,5 x 36
2. de posse dos moldes fui à casa do tapeceiro e já pedi que cortassem a espuma de acordo. Escolhi espuma de 4 cm de altura e densidade média



3. risquei os moldes no tecido e cortei as partes da frente das almofadas deixando margem de costura em toda a volta de 0,75cm. Cortei também tiras para as laterais também com margem de costura, portanto 4 cm + 1,5 = 5,5 cm de largura



4. para a parte de trás da almofada do assento decidi fazer com traspasse sobrepondo duas partes, como normalmente se faz em fronhas, portanto cortei com a mesma medida  do molde na largura ( 41 + margem de costura), mas no comprimento acrescentei 25 cm, assim teria tecido suficiente para um bom traspasse. Depois dividi esta parte em duas no sentido do comprimento deixando mais ou menos 3/5 da medida para um lado e 2/5 para o outro.
5. fiz o mesmo procedimento com a parte de trás do encosto, mas dividi a parte de trás num ponto mais central. Dobrei e alfinetei estas duas partes e passei uma costura reta



ATENÇÃO: 
veja a foto cima
A gente acerta muitas vezes quebrando cabeça, então resolvi mostrar assim e contar como foi até dar certo.
Como uma das medidas era pequena, apenas 13,5 cm e a espuma tinha 4 cm e média densidade, depois de montar esta almofada do encosto tentei colocar a espuma dentro e foi impossível.
Foi necessário refazer a parte de trás, diminuindo o traspasse para apenas 3 cm e no fim optei por colocar velcro para manter bem fechada esta abertura, portanto em um das duas partes tirei uns 15 cm de tecido.
Veja só na próxima foto, marco com setas e um balão assinalando o quanto tirei:



6. voltando à nossa montagem, depois de ter dobrado e passado a costura reta nas duas peças da parte de trás da almofada, coloquei estas peças sobre a mesa e ajustei sobrepondo uma à outra, tendo como base o molde para que ficassem na mesma medida da peça da frente.




7. alfinetei as duas peças sobrepostas e passei uma costura zigzag para fixa-las uma à outra


OBS. Esta foto acima mostra a sobreposição da almofada do encosto que precisei refazer como já contei anteriormente.
Ela é apenas ilustrativa para dar destaque à costura que fiz para fixar a sobreposição.

8. emende as tiras cortadas para fazer as laterais e passe as costuras abertas.

9. agora já temos as partes prontas para a montagem da almofada, comece alfinetando a tira, direito com direito, em toda a volta da parte da frente como está mostrado nesta foto. Inicie a costura reta mais ou menos no ponto onde indica a seta vermelha, pelo menos a 5 cm do inicio da tira, com a margem de costura de um pé de máquina.
Durante a costura deixe sempre o tecido plano por baixo e nas curvas e mudanças de direção dê pequenos piques na tira para dar maior movimento e elasticidade, conforme a necessidade. 
Termine a costura também a pelo menos 5 cm antes do termino - seta amarela.
Obs.: Sempre inicie e termine a costura numa parte de linha reta do trabalho.
10. Corte o excesso da tira e vá para o ferro de passar. Acerte bem as pontas vincando com o ferro na união das duas. Volte para a máquina, una as duas pontas exatamente nesta linha vincada (seta rosa na terceira foto) e depois complete a costura reta para terminar de fixar a lateral na parte da frente da almofada


11. Vamos unir agora a parte de trás que já está prontinha com a sobreposição.
Marque o centro de cada um dos lados dela e também marque o centro de cada um dos lados da tira já coturada na parte da frente, faça pequeninos piques com a tesoura, conforme mostram as setas da foto abaixo nestes pontos centrais para facilitar a colocação da tira na parte de trás.
Alfinete a tira fazendo coincidir os pontos centrais definidos e costure com costura reta e margem de costura por toda a volta.


12. antes de desvirar a capa passe uma costura zigzag ou com overloque em toda a margem das costuras para um melhor acabamento.



13. desvire a capa, passe bem, etapa cumprida.
14. para fixar as almofadas na cadeira eu cortei tiras de 5 cm, dobrei 0,5 cm de cada lado, vincando com o ferro e depois dobrei ao meio no sentido do comprimento passando uma costura decorativa no  centro.
Depois costurei um pedaço de velcro nas pontas e preguei estas tiras na parte de trás das capas das almofadas em pontos que pre determinei.
Finalmente pronto, agora é só colocar as espumas dentro das capas.






Só falta colocar as almofadas nas cadeiras fixando com o velcro.

 Foto acima


Espero ter ajudado, será que consegui ser clara nas explicações?
Fiz para as quatro cadeiras da mesa de jantar e a filha amou, que bom!


ATENÇÃO - em agosto de 2011 uma alteração e complemento do PAP








.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...