Seguidores

Cantinho da Aracy Headline Animator

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

PAP da necessaire de tiras


Mais uma prontinha e, atendendo a pedidos fotografei o Passo a Passo e vou compartilhar com vocês. Aprendi esta técnica com a Dulce Magalhães no ano de 2010, lá no Terê Quilt e agora resolvi fazer algumas para presentear pessoas amigas no Natal.

PAP da necessaire de tiras

O que você vai precisar?
-         zíper
-         sobras de tecido – preferencialmente tiras
-         manta – pode aproveitar sobras também
-         tecido para forro

Você começa pensando no trabalho a partir do comprimento do zíper. Este que eu usei tem 20 cm, por isso eu precisava de um retângulo de manta onde o lado menor tivesse no máximo esta medida.
Tenho aproveitado também as sobras de manta. Aqui usei sobras de uma das colchas, tinha portanto tiras que variavam de 8 a 15 cm. Cortei dois pedaços de 28 cm (medida do lado maior do retângulo) e uni os dois colocando lado a lado usando ponto zigzag da máquina de costura, tinha a base para o trabalho, um retângulo de manta de 20 x 28 cm.

Passei todas as sobras de tecido que eu tinha separado para iniciar a costura.
Usei manta R1, isto significa resinada de um lado, os tecidos serão costurados na face resinada, mas nada impede de usar manta R2 ou mesmo manta sem resina.

O primeiro tecido que você vai colocar deve ser costurado em toda a volta dele, sobre a manta posicionando a agulha da máquina à esquerda ou direita para que a costura fique mais próxima à borda do tecido. Você vai começar colocando o primeiro tecido num dos cantos do retângulo.

A partir deste você vai costurando os outros tecidos usando a agulha na posição normal, mantendo a margem de costura regular.
Coloca o segundo tecido sobre este já costurado, direito com direito, alinhado, costura e passa. O terceiro e assim por diante, costura e passa até cobrir toda a manta. É semelhante a um foundation.

Você pode observar que usei tecidos menores que não davam todo a medida de 20 cm, fui sempre sobrepondo e costurando ou então emendei os tecidos antes criando "tiras"

Depois de cobrir toda a manta vai para a placa de corte e alinha o retângulo cortando as rebarbas de tecido.
Com o auxílio de uns dois ou três alfinetes ou com a cola spray fixe do lado do avesso o tecido que será usado para o forro.
Escolha uma cor de linha que você goste para o trabalho e um pontinho decorativo e faça o quilt usando o pé de máquina mais básico em todas as emendas dos tecidos.
Arremate as linhas e está pronto o corpo para a montagem de sua nécessaire.

Vamos ao zíper.
Corte uma tira de tecido de 4 cm de largura e comprimento igual a duas vezes a medida do zíper + 4 cm. Dobre ao meio no sentido da largura e passe vincando no ferro.
Corte um outro pedaço de mais ou menos 10 cm por 4, dobre 3 vezes no sentido do comprimento e vinque também no ferro, vamos usá-lo para apoio da abertura e fechamento do zíper.
Use o mesmo ponto decorativo do quilt e feche este apoio na máquina, reserve.
Dobre ao meio a tira maior no sentido do comprimento e corte.

Alfinete numa das laterais do zíper conforme mostram as fotos acima e costure com ponto reto usando o pé normal da máquina, ele correrá alinhado ao centro do zíper.

Costure até mais ou menos o meio do zíper, pare, abaixe a agulha para segurar o trabalho no lugar, levante o pé da máquina e abra o cursor do zíper indo até a parte já costurada para liberar a continuidade da costura. A foto não ficou boa, mas vou colocá-la pra reforçar, ok?
Abaixe novamente o pé da máquina e complete a costura.

Passe ao lado da costura reta, na borda do tecido uma costura zigzag para dar melhor acabamento ao trabalho.
 Vá para o ferro e passe a faixa já costurada neste lado do zíper.
Agora repita todo o processo do outro lado do zíper
Este será o resultado final:

Vamos colocá-lo na necessaire?
Pegue a sua base já prontinha, alfinete o zíper de um dos lados, passe uma costura simples e depois a costura zigzag pra caprichar no acabamento.
Olha aí na foto, nas laterais maiores do retângulo eu marquei o meio com um pequeno "pic" de tesoura, isto será necessário para ajudar no fechamento da necessaire.
Observe que a faixa do zíper está sobrando um poquinho dos dois lados do trabalho, depois a gente corta o excesso. Nesta eu usei um zíper de plástico, comprado por metro, mas deixa eu dar umas dicas importantes:
- o zíper pode ser exatamente da medida menor do retângulo, mas a tira que costuramos nas laterais precisa sobrar dos dois lados, pelo menos 1 cm de cada lado.
- se o zíper não for de metro, na hora de costurar tome cuidado com os terminais de metal das duas extremidades, se a agulha pegar neles vai quebrar ou entortar.
- estes terminais devem ficar para dentro dos limites da costura, exemplo, se o espaço entre um terminal e outro tem 20 cm é bom que a lateral do seu retângulo de base onde será pregado o zíper tenha 22. Quando você costurar vai pegar as pontas do zíper que ficam além dos terminais.  Nesta necessaire azul abaixo o zíper era maior, vejam na foto que precisei aumentar a lateral na hora do fechamento e acabei dando um ponto à mão pra conseguir um bom acabamento
- no fechamento que acontecerá logo mais, costure devagar e quando chegar no zíper, se necessário pare o pedal e controle a máquina manualmente, serão 2 a 4 pontos apenas e talvez seja mais fácil, principalmente quanto o zíper é de metal.

Vamos continuar?
Costure o zíper do outro lado e você terá um tubo.
Nesta foto eu marquei o "pic"...rsrsrs

Agora muito importante, ante de continuar as costuras abra o zíper.
Alinhe o zíper aos "pics" e alfinete pra costurar o fechamento. 
Com o zíper aberto você vai dobrar ao meio a tirinha de apoio e colocar por dentro pra que ela fique presa ao costurar, ela fica lá no final do zíper, do lado em que está o cursor com ele aberto.
Nesta foto puxei um pouquinho o apoio pra fora pra fotografar, mas vou empurrar de novo ele pra dentro pra costurar, ele ficará também alinhado.
Alfinete as laterais e volte para a máquina mantendo o zíper aberto, combinado??? rsrsrs Se você fechar o zíper ficará difícil virar o trabalho para o direito depois de acabado.
Passe uma costura reta dos dois lados com o pé de máquina normal e margem de costura também padrão. Não precisa passa zigzag porque você já tinha feito isto quando terminou a base da necessaire.
Alinhe as laterais tirando as sobras da colocação do zíper
Estamos quase acabando, calma...rsrsrsr
Vamos dobrar no quatro cantinhos e marcar um triangulo com  a ajuda de um lápis para dar altura à nossa necessaire. Dobre como mostra a foto abaixo.
No meu caso marquei 3 cm nos dois lados e risquei o triangulo.
Repita a marcação nos quatro cantos. 
Ah! Num deles coloquei minha linda etiqueta do Cantinho da Aracy, se você também tem uma pense em que momento ela vai entrar na sua costura.
Passe as costuras nos quatro cantos nas linhas que você marcou.
Arremate todos os fios da costura, deixe seu trabalho bem "limpinho" também por dentro e agora vire para o direito.
OHHHHHHH!!!!! Que linda!!! Parabéns!!!
Ah! Ainda não fez? Bem, as dicas estão aí, aproveite e se fizer me conta, ok?
Não esquece de dar os créditos inclusive à Dulce, não fosse ela eu não saberia. Espero que minha aula virtual tenha sido didática e clara.
Um bom trabalho.

Pode crer, foi mais demorado fazer o PAP do que a necessaire, mas estou feliz e este é meu presente de Natal às minhas amigas que mexem com paninhos.

Esta foto minha neta Gabi tirou quando eu estava trabalhando nesta necessaire e preparando o PAP, é uma foto especial por ela e por estar pensando nas amigas

Boas festas e um beijo no coração de cada uma que passar por aqui.
Só não esquece de me deixar um recadinho, ficarei feliz.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...