Seguidores

Cantinho da Aracy Headline Animator

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Sabedoria e simplicidade, customização e reciclagem


De ontem pra hoje, já era terça feira, nos primeiros minutos deste novo dia, eu postei esta foto no Instagram, duas imagens que mostravam os trabalhinhos de uma tarde azul no ateliê Cantinho da Aray
Em seguida fui deitar, mas fiquei pensando em algo significativo, valores que aprendi com minha mãe, uma mulher que em meio a simplicidade sempre mostrou muita sabedoria.

Somos seis filhos, papai e mamãe deram duro para criar esta turminha e nos preparar para a vida. A mamãe, professora primária estadual durante sua vida alfabetizou inúmeras crianças e, como filha mais velha, lembro bem da sua dedicação preparando o material para as aulas fazendo cópia para os alunos usando um carbono especial e criando a matriz numa assadeira com gelatina, não era fácil, mas ela fazia com muito amor. Depois veio a época do mimeógrafo a álcool, e assim foi, sempre uma professora dedicada, caprichosa  e carinhosa.

Ela chegava da escola cansada e tinha a filharada pra cuidar, não lembro de reclamar, às vezes ficava brava, mas era necessário né?
Bem, além da profissão e do cuidado com os filhos tinha a casa e a mamãe sempre tinha tudo simples, mas muito organizado: fazia capas para os colchões e travesseiros, biquinhos de crochê em sacos que ela mesma alvejava e transformava em  panos de prato, cerzia nossas roupas, fazia barra nas calças e costurava algumas peças quando conseguia algum tempo.
Lembro de um conjunto lindo que ela fez pra mim, já quando eu era adolescente, uma saia godê de lã tweed e um xale com franja, que especial!
Entre seus consertos e algumas peças de roupa ela tratava de customizar e reciclar - duas palavras que não eram usadas na época - e ia aproveitando tudo.
As barras que sobravam das calças quando ela cortava , eram unidas em um patchwork sem muita preocupação com as medidas e viravam tapetes para a casa ou outras peças menores.

Nesta foto acima dois pegadores de panela feitos por ela há muiiiiiiiiiiiiiitos anos, estavam guardados e depois ela me deu, agora já estão bem velhinhos, surrados, mas mostram valores preciosos pra mim.
Um com tiras de vários tecidos que ela uniu e o outro feito de um guardanapo grande que acabou sobrando de um jogo de jantar com viés que ela fez de algum tecido que aproveitou, talvez uma tira de lençol que estava grande e ela cortou.
Ela não aprendeu em cursos, embora tenha feito um tempo de Corte e Costura, mas fico observando o detalhe do canto mitrado, que gracinha! Que capricho!
E sabem de uma coisa, por dentro dos pegadores, pra deixá-los mais grossos e proteger as mãos das panelas quentes, ela colocava um pedaço de uma toalha de banho antiga, e assim reciclava o material. Mulher sábia!

Voltando à primeira foto, no ano passado nós desocupamos o apartamento dos meus pais pois eles se mudaram de lá, e já depois do Natal eu fui pegar umas poucas coisas que ainda tinham sobrado por lá e, entre elas havia um "pedaço" de uma toalha de banho grande azul que a mamãe cortou certamente a parte que ainda estava boa e fez uma bainha à máquina e estava dobrada num armário na lavanderia junto com alguns sacos para serem alvejados, eu trouxe pra cá e ontem, olhando para aquele pedaço de toalha e pensando na necessidade de toalhas bate mão para minha cozinha tornei a reciclar e customizar o material dando a ele graça e utilidade.
Cortei aquele pedaço de toalha em dois, aproveitei sobras de tecido, sobra de manta acrílica, um pedaço de uma barra de calça azul que cortei há um tempinho e um pedaço pequeno de viés industrial e tratei de fazer as duas peças com carinho e capricho e, ao fazê-las, agradeci muito a Deus por ter aprendido com a minha mãe a dar valor para o simples.
Terminei as peças com pesponto à mão e amei o resultado...rsrsrs

Já tinha também na tarde de ontem montado um bloco na técnica Log Cabin aproveitando tecidos azuis, logo este bloco será usado em uma peça, mas isto é uma outra história.

"Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas joias."
Provérbios 31. 10

Sou grata a Deus por minha mãe, uma mulher virtuosa.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...