Seguidores

Cantinho da Aracy Headline Animator

domingo, 3 de abril de 2011

Colchas e almofada

Ontem felizmente terminei a colcha e a almofada da Gabi, cumpri 1/2 etapa deste projeto...rsrsrsrs, a 2ª etapa será a colcha da Eli que já está com o topo praticamente montado, daqui uns dias vou voltar a trabalhar nela e, se Deus quiser, termino até o final de abril.

Quero contar um pouquinho sobre este projeto.
Há uns 3 anos reuni os filhos e disse a eles que iria fazer uma colcha para cada um quando eles seguissem para uma nova etapa da vida, o mais velho já estava com o casamento marcado e logo comprei o material de acordo com as cores que eles queriam. Eu e a Sil trocamos idéias sobre o projeto, queria ver o que ela gostava e então passei um tempo trabalhando na minha primeira colcha.

Foi um tempo especial, a mamãe não estava bem de saúde, eu passei lá várias vezes dias e noites, mas levei tecidos, a máquina de costura e os acessórios para render no trabalho, me fazia um bem enorme mexer com meus retalhos enquanto vivia aquela etapa, o resultado foi este
Passou um tempo, a situação de saúde da mamãe teve altos e baixos, fiz outros trabalhos de patch e em 2009 e 2010 concentrei bastante do meu tempo no LQ, o que foi muito bom também. Foram blocos de ponto cruz, blocos e bordas de patch para alguns acolchoados e então montei o topo do acolchoado especial que foi feito para a Ivani, nossa coordenadora na comemoração dos 10 anos do projeto




Um lindo acolchoado de corações bordados por muitas voluntárias unidos e envolvidos por uma borda de amor perfeito, que especial!
Então já era o segundo topo de acolchoado que eu montava, mas não tinha feito o sanduíche e nem o quilt deles.

2010 foi um ano intenso, a mamãe vinha se recuperando de um período crítico depois de vários dias internada, portanto bênção e, no primeiro mês do ano, Edu e Carol ficaram noivos. Não demorou muito, fui com a Carol comprar os tecidos para a colcha deles e também com ela fiz uma troca de idéias até definir o projeto. Tudo está comprado, esperando o momento em que vou trabalhar, mais pra frente vou mostrar, ok?

Paralelamente a filhota se preparava também pra mudar e ela queria colchas feitas em jeans. Não seriam retalhos de jeans cortados em blocos regulares, mas sim uma reciclagem de calças jeans então fui num brechó e comprei 20 calças, já está fazendo um ano, foi no mês de abril

Juntei com outras que tinha aqui em casa e não seriam mais usadas, lavei e higienizei tudo e comecei a trabalhar.
Corta, desmancha, emenda, alinha, mede, ajeita num cantinho ou numa curva mais um retalho e assim foi. Costurar jeans não é "bolinho"...hehehehe, entorta agulha, quebra, arrebanta linha e teve momentos que fiquei aflita, o trabalho foi enrolando, já não sabia mais se era um UFO - UnFinished Object ou um WIP - working in progress, talvez  como disse uma amiga estes dias, já que somos brasileiras um TEA- trabalho em andamento, bem, sei que peguei em vários momentos, parecia que ia deslanchar e por várias circunstâncias travava de novo e ficava mai um tempo parado. Os topos das colchas da Gabi e da Eli estão montados desde julho de 2010

Entramos em 2011, filhos já vivendo uma nova realidade e as colchas aqui, isto me incomodava, não me faz bem ter coisas inacabadas.
Não é que fui surpreendida com um big presente de Natal, uma Janome 2008, trocando idéias com o maridão, o preço estava ótimo, ele decidiu comprá-la, a propaganda divulga que ela costura até 8 camadas de jeans, era tudo que eu precisava...hehehehe
 Há exatos 9 dias retomei os trabalhos com as colchas, e não é que a máquina cumpre o seu papel??? rsrsrsrs Amei!
Fui tentando, decidi não colocar manta porque seria apenas uma colcha, costurei tampo e forro todinho na sexta feira da outra semana e depois passei o sábado desmanchando tudinho porque não gostei, mas os erros ensinam não é?
Forro no chão, bem esticadinho, manta por cima, topo e alfinetei tudinho, 300 alfinetes numa colcha de cama de solteiro



Comecei a quiltar, não deu certo, muitos dos pedaços tinham strech na composição do tecido, então esticavam.
Sanduíche no chão de novo e toca a alinhavar tudinho, mas estando alfinetado facilitou o trabalho.
Volta pra máquina, uma tarde de trabalho, um peso, mas, finalmente, terminei o mês de março com o trabalho quiltado, sanduíche pronto, com imperfeições, mas fiquei muito feliz com o resultado.
Faltava o acabamento, também com ele quebrei cabeça tentando colocar um acabamento mais largo...rsrsrsrsrs... ok, me rendi e acabei indo pra medida tradicional,  até porque a medida está no tamanho ideal para a cama da Gabi.

Tinha prometido pra neta que iria bordar uma Branca de Neve para colocar numa almofada, terminei o bordado há uns dias e ontem  fiz a montagem. Uma almofada fofinha com tecido atoalhado pra ficar mais fofa ainda...hehehehe e uma capa tipo envelope para nossa princesa linda



Missão cumprida, espero entregar pra neta ainda hoje após o culto, estamos da saída pra igreja, creio que ela vai curtir bastante e estou super feliz e grata a Deus por chegar no final desta etapa.
Menos um UFO, WIP ou TEA...rsrsrsrs



Esta semana será movimentada, feira de patch, encontro do Love Quilts Brasil e preciso terminar um projeto de Páscoa, mas semana que vem retomo os jeans e sigo em frente para a conclusão dete projeto.
Obrigada por cada palavra de incentivo, saibam que me animam pra dar os próximos passos.
Ah! Antes de terminar, lembrei que a neta já disse que quer almofada da Sininho, Cinderela e todas as princesas...hehehehe, mas isto é uma outra história.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...