Seguidores

Cantinho da Aracy Headline Animator

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Bolsa de Maternidade - um desafio nesta #sextacriativa - 2ª e última parte

Conforme prometi estou de volta e vim preparar a continuação da história, todas já estão com a bolsa montada e a parte interna em ordem??? rsrsrsrs
Se não estiverem corram na postagem anterior a esta pra ver como cheguei até aqui.
Agora a bolsa já está desvirada, na foto acima não aparece, mas a faixa com o zíper está colocada, falta o arremate de cima e a colocação das alças, eba, quase chegando à conclusão da obra, não é?
Eu pensei que seria...rsrsrs, mas ainda tenho coisas pra contar e dicas pra dar.
Lembram que a alça a tiracolo seria removível e que eu já tinha colocado a base para ela nas laterais da bolsa? Estava linda
mas...
Surgiram uns probleminhas, já já eu conto.
Primeiro quero mostrar outras fotos do trabalho neste ponto
o lado personalizado e a parte interna com destaque para o viés, bolsos e as costuras rebatidas lá no fundo.
1º probleminha:
Quando fotografei a bolsa olhando de cima para mostrar o detalhe do ziper percebi que havia algo errado, vejam a foto:

Ziper colocado, numa das pontas coloquei uma aba pra facilitar o fechamento, mas percebi que ele teria que ser maior que a faixa para funcionar direitinho pois para abrir não tinha apoio, que tristeza, já era noite e eu teria que trocar o ziper na loja, portanto só no outro dia.
Bem poderia adiantar as alças e o arremate de cima, então segui em frente, comecei a trabalhar nas alças.
Cortei 1,10m da fita de algodão cru 2 vezes para a alça removível, preferi fazer com ela dupla pra ficar mais firme, ela seria revestida com o tecido. Também cortei para as duas alças menores, fiz cada uma com 45 cm.
Cortei as tiras de tecido na largura necessária, cobri as fitas de algodão, fiz o acabamento usando o mesmo pontinho do quilt do corpo da bolsa e elas ficaram graciosas
2º probleminha
Coloquei o mosquetão nas extremidades da alça maior, ela ficou prontinha, e quando fui prender na meia lua na lateral da bolsa pra ver o resultado, o mosquetão era pequeno para a largura da meia lua, quase chorei, confesso que me deu um desânimo na hora, queria entregar a bolsa no dia seguinte pois tinha viagem marcada no final de semana, respirei fundo, esqueci de fotografar a alça grande...rsrsrs, mas pensei, tudo bem, amanhã vou resolver isto, se bem que seria um dia mega cheio com outros compromissos, mas não dava pra desistir agora.
Fica a dica, quando for usar mosquetão e meia lua ou outra peça de encaixe faça o teste antes de comprar...rsrsrs, vivendo e aprendendo.

Na manhã seguinte fui acompanhar meus pais a uma consulta médica, metade do dia ficou por conta disto, voltei e estava sem carro, daí não tinha como ir atrás do ziper e da troca das peças, a única coisa que pude fazer foi colocar o acabamento superior e as alças menores.

Cheguei a pensar em cancelar minha viagem, mas estava tão cansada, por conta do agito da vida, precisava ter um tempo de relaxamento, ia pro interior visitar minhas tias e curtir o casamento da prima mais nova. Liguei para minha sobrinha e ela disse que eu poderia entregar até hoje, isto mesmo, tinha mais uma semana, relaxei, afinal o trabalho estava adiantado, tinha mais uns dias e Deus está no controle de tudo, confio nisto em todo tempo.

Tive um excelente final de semana, voltei com todo ânimo e nos dois primeiros dias desta semana concentrei atenção ao meu maridão que ficou doente, mas já sarou, graças a Deus.
Entre consultas e atendimentos fui trocar o ziper na segunda feira e já coloquei, agora estava certinho, um ziper de 50 cm para uma faixa de 40 cm.
No puxador do ziper coloquei um cordão com argolinhas, um charme extra nunca é demais
No dia seguinte saí e fui atrás de trocar ou a meia lua ou o mosquetão, fui pra lá e pra cá e não achava... rsrsrsrs, isto está parecendo novela, mas no final da tarde consegui encontrar num armarinho lá em Moema, voltei pra casa, meu filho estava aqui e ele levaria a bolsa pra minha sobrinha, pedi que aguardasse por meia hora, subi e rapidamente fiz a troca das meia luas, trabalho finalizado, que delícia!
Foi desafiador fazer este trabalho, mas estou feliz pelo resultado e agora à tarde, enquanto começava a digitar esta postagem minha sobrinha ligou e disse: "Tia, estou sem palavras, superou as expectativas, ficou muito linda a bolsa"
Valeu persistir, valeu relembrar técnicas, valeu até passar por situações que necessitaram ajustes, tudo serviu pra ensino.
Espero que estas dicas te ajudem e, se você tem um projeto desafiador de algo que você curte fazer, não desista, vá em frente, depois de tudo pronto a realização é inexplicável.


Chega, estou feliz por repartir, até a próxima #sextacriativa






Bolsa de Maternidade - um desafio nesta #sextacriativa - 1ª parte

Aproveitando mais uma #sextacriativa do Assim,sim! vou repartir com vocês dicas pra talvez ajudar na montagem de uma bolsa, vou contar aqui alguns detalhes que podem parecer bobos, mas não são ditos nas revistas e creio que são o "pulo do gato" pra conseguirmos um bom resultado, então vamos lá, cada uma destas dicas está grafada em cor distinta do texto.


Mês passado uma das minhas sobrinhas quis saber se eu podia pegar uma encomenda, fiquei um pouco receosa, afinal fazia tempinho que eu não produzia algo cheio de detalhes, com prazo para término, mas por outro lado seria uma oportunidade desafiadora por se tratar de um projeto novo e poderia ver se ainda estava craque com as técnicas aprendidas no curso de patchwork, então topei.
Conversamos, procurei saber de detalhes como cores, motivo de decoração do quarto e se tinham gostado de algum modelo específico.
Fiz busca virtual pra observar detalhes e ter idéias e a partir de algumas inspirações comecei a esboçar o projeto no papel, estava ansiosa por começar.
Não tinha os tecidos básicos nas cores pretendidas, portando fui às compras e na volta já tratei de lavar e preparar os tecidos comprados e outros que tinha aqui e a meu ver dariam graça ao projeto, preferi ter mais opções do que as que talvez fosse utilizar.
 Mãos à obra, mede, corta e assim o trabalho começa a tomar forma. Esta bolsa tem as seguintes medidas: 43x35x14 cm + margem de costura
Cortados os tecidos para o corpo da bolsa, parte externa e interna, frente, costas, fundo e laterais.

Bloquinhos para um dos bolsos externos prontos.
Vale muito ressaltar aqui que uma das bolsas que minha sobrinha tinha visto e tinha gostado era da artesã Mônica Cordeiro, descobri isto quando comecei a fazer as buscas e, como ela tinha destacado o modelo resolvi fazer um bolso com um pouco daquela característica.
As bolsas que ela faz tem em sua maioria blocos de Log Cabin, acabei optando por fazer um bloco parecido, o patchwork nos dá inúmeras possibilidades.
Bolso inteiro montado e seu avesso também já cortado.
Outro detalhe que conversamos era o desejo da mãe de ter o nome da princesa que está chegando na bolsa, então meus planos seria fazer isto no outro bolso e usar como destaque uma flor, já que este é o tema da decoração, a base deste segundo bolso ficou assim:
2º bolso montado e seu avesso também já cortado.
Cortei também a manta para recheio do sanduíche e comecei o quilt

Fiquei muito feliz pelos resultados obtidos no primeiro dia de trabalho, queria logo dar sequência, mas com a correria da vida, no segundo dia tive pouco tempo disponível pra parar lá no ateliê, terminei o quilt do primeiro bolso e só consegui iniciar a aplicação do nome.
Nos três dias seguintes não tive nenhum instante pra mexer com meu projeto, mas ele não saia da minha mente, ideias mil, queria colocar tudo em prática.
Depois deste intervalo tive mais um dia que rendeu bastante:
Nome todo aplicado, também a flor, quilt já adiantado, oba, o trabalho estava rendendo.
O caule da flor feito com sianinha apliquei com um bordadinho à mão dando um charme extra e singelo ao trabalho.
Montei o sanduiche das duas partes maiores do corpo da bolsa e arrisquei um quilt livre que não ficou excelente, preciso de treino, muito treino no quilt livre, mas me lembro que a Dulce Magalhães me deu a dica há dois anos no Terequilt que a melhor forma de treinar seria em peças que estamos fazendo, então resolvi colocar em prática a dica desta mestra.
Quilt livre

Corpo da bolsa quiltado, bolsos maiores externos prontos, hora de preparar os bolsos internos, simples mas muito úteis numa bolsa pra mamãe ter espaço para todas as coisas.
Os bolsos internos de início iguais, ganharam divisões diferentes.
Este acima foi dividido em três partes e o outro apenas em duas.
Já preguei os bolsos externos também e tudo isto ficou reservado.
Comecei a montagem das laterais e fundo da bolsa. Nas duas laterais coloquei bolsos franzidinhos, usei elástico na parte de cima, podem ser bem funcionais para carregar mamadeira.
Neste ponto encerrei mais um dia de trabalho.
Na manhã seguinte fui atrás de comprar alguns materiais acessórios para a continuidade da bolsa. Como tudo era novidade pra mim fui meio sem saber o nome, levei apenas a medida da largura que faria a alça pra ter ideia e lá comprei um par de "mosquetão" e outro de "meia lua", voltei pra casa entusiasmada.
Já aproveitei o coloquei a base para a alça a tiracolo que seria removível nas duas laterais da bolsa antes de terminar os bolsos, assim facilitaria a costura.
Montagem de duas fotos...rsrsrs, o fundo da bolsa é maior, mas aqui dá para ter ideia de como ficou a montagem de laterais e fundo.

Detalhe
Estou rindo aqui, ontem fiquei preparando a postagem, mas foi preciso parar e ir dormir, já eram quase 2 horas de uma #sextacriativa .... rsrsrsr, agora quero terminar e postar.

A esta altura laterais e fundo estavam prontos, quiltados, bolsos pregados e as 3 partes unidas. Convém abrir a costura no encontro das peças por dentro e rebater com zigzag ou um ponto decorativo de sua máquina
Lembram das outras partes já terminadas e reservadas?
Preciso comentar algo muito importante, quando esbocei o projeto no papel o anseio por começar era tanto que acabei não pensando com calma sobre o fechamento, então comecei a bolsa e fui pesquisando: seria melhor utilizar um botão grande ou botões imãs que descobri nas pesquisas e cheguei até a comprar quando comprei o mosquetão e a meia lua, mas na hora da montagem achei que o ideal seria zíper e ficou legal.
Não acho que isto tenha sido um problema, e sim um aprendizado, mas fica a dica, vale não ter tanta pressa e pensar no projeto completo.
Para a colocação do zíper cortei uma faixa de tecido com o dobro da largura, dobrei ao meio no sentido da largura, vinquei e coloquei dentro dela uma faixa de manta, esta foi cortada apenas com a largura desejada.
No caso da bolsa que estava fazendo as laterais tem 15,5 cm considerando também a MC (margem de costura), portanto queria que a faixa para cada lado do zíper tivesse 8 cm, isto já com MC considerando que teríamos também o zíper no centro. Fiz a colocação destas faixas nas laterais do zíper e tinha a parte de cima, para fechamento pronta numa medida de 40x14 cm, deixei reservada pra colocar na bolsa depois de montar o corpo.
Toda esta parte pronta foi a vez de montar o corpo da bolsa, usei costura reta, um pé de máquina e a seguir passei zigzag em toda a beira desta costura, mantendo as camadas de tecido e manta unidas, para facilitar o acabamento interno que foi feito com viés normal, de rolinho, numa cor discreta aproximada aos tecidos utilizados na bolsa, neste caso o viés era rosa bem clarinho.
Depois de montada a bolsa coloquei na parte de cima a faixa com o zíper também usei costura reta e depois zigzag na borda da costura para melhor acabamento.
agora já totalmente acabada por dentro.
Depois de todos os fios arrematados na parte dentro, virei a bolsa para continuar o trabalho.

Bem gente, estou um tanto atrapalhada, queria ir até o fim da postagem, mas a hora voa e preciso sair para um velório, abraçar duas pessoas queridas, então vou disparar esta postagem, vocês vão começando a fazer a bolsa e assim que voltar faço uma segunda parte e concluo, assim todas podem concluir o trabalho, né...rsrsrs
Até mais tarde, me aguardem, beijos nos corações



Continua aqui


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...