Seguidores

Cantinho da Aracy Headline Animator

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Bolsa de Maternidade - um desafio nesta #sextacriativa - 1ª parte

Aproveitando mais uma #sextacriativa do Assim,sim! vou repartir com vocês dicas pra talvez ajudar na montagem de uma bolsa, vou contar aqui alguns detalhes que podem parecer bobos, mas não são ditos nas revistas e creio que são o "pulo do gato" pra conseguirmos um bom resultado, então vamos lá, cada uma destas dicas está grafada em cor distinta do texto.


Mês passado uma das minhas sobrinhas quis saber se eu podia pegar uma encomenda, fiquei um pouco receosa, afinal fazia tempinho que eu não produzia algo cheio de detalhes, com prazo para término, mas por outro lado seria uma oportunidade desafiadora por se tratar de um projeto novo e poderia ver se ainda estava craque com as técnicas aprendidas no curso de patchwork, então topei.
Conversamos, procurei saber de detalhes como cores, motivo de decoração do quarto e se tinham gostado de algum modelo específico.
Fiz busca virtual pra observar detalhes e ter idéias e a partir de algumas inspirações comecei a esboçar o projeto no papel, estava ansiosa por começar.
Não tinha os tecidos básicos nas cores pretendidas, portando fui às compras e na volta já tratei de lavar e preparar os tecidos comprados e outros que tinha aqui e a meu ver dariam graça ao projeto, preferi ter mais opções do que as que talvez fosse utilizar.
 Mãos à obra, mede, corta e assim o trabalho começa a tomar forma. Esta bolsa tem as seguintes medidas: 43x35x14 cm + margem de costura
Cortados os tecidos para o corpo da bolsa, parte externa e interna, frente, costas, fundo e laterais.

Bloquinhos para um dos bolsos externos prontos.
Vale muito ressaltar aqui que uma das bolsas que minha sobrinha tinha visto e tinha gostado era da artesã Mônica Cordeiro, descobri isto quando comecei a fazer as buscas e, como ela tinha destacado o modelo resolvi fazer um bolso com um pouco daquela característica.
As bolsas que ela faz tem em sua maioria blocos de Log Cabin, acabei optando por fazer um bloco parecido, o patchwork nos dá inúmeras possibilidades.
Bolso inteiro montado e seu avesso também já cortado.
Outro detalhe que conversamos era o desejo da mãe de ter o nome da princesa que está chegando na bolsa, então meus planos seria fazer isto no outro bolso e usar como destaque uma flor, já que este é o tema da decoração, a base deste segundo bolso ficou assim:
2º bolso montado e seu avesso também já cortado.
Cortei também a manta para recheio do sanduíche e comecei o quilt

Fiquei muito feliz pelos resultados obtidos no primeiro dia de trabalho, queria logo dar sequência, mas com a correria da vida, no segundo dia tive pouco tempo disponível pra parar lá no ateliê, terminei o quilt do primeiro bolso e só consegui iniciar a aplicação do nome.
Nos três dias seguintes não tive nenhum instante pra mexer com meu projeto, mas ele não saia da minha mente, ideias mil, queria colocar tudo em prática.
Depois deste intervalo tive mais um dia que rendeu bastante:
Nome todo aplicado, também a flor, quilt já adiantado, oba, o trabalho estava rendendo.
O caule da flor feito com sianinha apliquei com um bordadinho à mão dando um charme extra e singelo ao trabalho.
Montei o sanduiche das duas partes maiores do corpo da bolsa e arrisquei um quilt livre que não ficou excelente, preciso de treino, muito treino no quilt livre, mas me lembro que a Dulce Magalhães me deu a dica há dois anos no Terequilt que a melhor forma de treinar seria em peças que estamos fazendo, então resolvi colocar em prática a dica desta mestra.
Quilt livre

Corpo da bolsa quiltado, bolsos maiores externos prontos, hora de preparar os bolsos internos, simples mas muito úteis numa bolsa pra mamãe ter espaço para todas as coisas.
Os bolsos internos de início iguais, ganharam divisões diferentes.
Este acima foi dividido em três partes e o outro apenas em duas.
Já preguei os bolsos externos também e tudo isto ficou reservado.
Comecei a montagem das laterais e fundo da bolsa. Nas duas laterais coloquei bolsos franzidinhos, usei elástico na parte de cima, podem ser bem funcionais para carregar mamadeira.
Neste ponto encerrei mais um dia de trabalho.
Na manhã seguinte fui atrás de comprar alguns materiais acessórios para a continuidade da bolsa. Como tudo era novidade pra mim fui meio sem saber o nome, levei apenas a medida da largura que faria a alça pra ter ideia e lá comprei um par de "mosquetão" e outro de "meia lua", voltei pra casa entusiasmada.
Já aproveitei o coloquei a base para a alça a tiracolo que seria removível nas duas laterais da bolsa antes de terminar os bolsos, assim facilitaria a costura.
Montagem de duas fotos...rsrsrs, o fundo da bolsa é maior, mas aqui dá para ter ideia de como ficou a montagem de laterais e fundo.

Detalhe
Estou rindo aqui, ontem fiquei preparando a postagem, mas foi preciso parar e ir dormir, já eram quase 2 horas de uma #sextacriativa .... rsrsrsr, agora quero terminar e postar.

A esta altura laterais e fundo estavam prontos, quiltados, bolsos pregados e as 3 partes unidas. Convém abrir a costura no encontro das peças por dentro e rebater com zigzag ou um ponto decorativo de sua máquina
Lembram das outras partes já terminadas e reservadas?
Preciso comentar algo muito importante, quando esbocei o projeto no papel o anseio por começar era tanto que acabei não pensando com calma sobre o fechamento, então comecei a bolsa e fui pesquisando: seria melhor utilizar um botão grande ou botões imãs que descobri nas pesquisas e cheguei até a comprar quando comprei o mosquetão e a meia lua, mas na hora da montagem achei que o ideal seria zíper e ficou legal.
Não acho que isto tenha sido um problema, e sim um aprendizado, mas fica a dica, vale não ter tanta pressa e pensar no projeto completo.
Para a colocação do zíper cortei uma faixa de tecido com o dobro da largura, dobrei ao meio no sentido da largura, vinquei e coloquei dentro dela uma faixa de manta, esta foi cortada apenas com a largura desejada.
No caso da bolsa que estava fazendo as laterais tem 15,5 cm considerando também a MC (margem de costura), portanto queria que a faixa para cada lado do zíper tivesse 8 cm, isto já com MC considerando que teríamos também o zíper no centro. Fiz a colocação destas faixas nas laterais do zíper e tinha a parte de cima, para fechamento pronta numa medida de 40x14 cm, deixei reservada pra colocar na bolsa depois de montar o corpo.
Toda esta parte pronta foi a vez de montar o corpo da bolsa, usei costura reta, um pé de máquina e a seguir passei zigzag em toda a beira desta costura, mantendo as camadas de tecido e manta unidas, para facilitar o acabamento interno que foi feito com viés normal, de rolinho, numa cor discreta aproximada aos tecidos utilizados na bolsa, neste caso o viés era rosa bem clarinho.
Depois de montada a bolsa coloquei na parte de cima a faixa com o zíper também usei costura reta e depois zigzag na borda da costura para melhor acabamento.
agora já totalmente acabada por dentro.
Depois de todos os fios arrematados na parte dentro, virei a bolsa para continuar o trabalho.

Bem gente, estou um tanto atrapalhada, queria ir até o fim da postagem, mas a hora voa e preciso sair para um velório, abraçar duas pessoas queridas, então vou disparar esta postagem, vocês vão começando a fazer a bolsa e assim que voltar faço uma segunda parte e concluo, assim todas podem concluir o trabalho, né...rsrsrs
Até mais tarde, me aguardem, beijos nos corações



Continua aqui


Comentários
8 Comentários

8 comentários:

  1. Aracy

    Me diverti lendo seu texto quando vc diz que já havia 2 horas passadas de #sextacriativa.

    Sua disposição em compartilhar é espetacular. Te admiro por isso e também por saber costurar com tanto capricho - ô troço difícil...rs.

    Parabéns pelo trabalho. Aposto que a dona da bolsa vai sair mostrando prá todo mundo com todo orgulho.

    Beijão e um ótimo findi.

    ResponderExcluir
  2. Aracy, eu amei esta bolsa e queria muito aprender, mas acho que preciso de uma aula ao vivo je je. ficou encantadora.
    Super beijo
    Elsa

    ResponderExcluir
  3. Aracy, sua postagem está melhor do que em revistas especializadas. Perfeito! Detalhadíssima!
    E a bolsa ficou maravilhosa. Desafio cumprido, parabéns amiga. Bjo

    ResponderExcluir
  4. Olá Aracy !!!
    Tudo bem ?!
    Além de euzinha tomar um chá com torradas, também assisti uma BELA aula do seu BELO projeto, você está de PARABÉNS !!!
    Tens TALENTO de sobra !
    Beijos e desejando-lhe um final de semana repleto de ALEGRIAS,
    Soraia (Soso).

    ResponderExcluir
  5. Oi Aracy, td bem?
    Passei por aqui para ver os seus lindos trabalhos!
    Um mais lindo que o outro...
    Bjs e parabéns pelos trabalhos e por ser quem vc é, sempre transmitindo paz, alegria, perseverança, mesmo com as turbulências da vida.
    Te admiro muito!
    Bjs, ótimo dominfgo e fique com Deus...

    ResponderExcluir
  6. Ola querida!
    Vc esta de parabéns por esses trabalhos.
    Gostaria de saber se voce vende essa mala de maternidade, e o valor?
    meu email:danielliddc@hotmail.com
    Beeijos
    Dani Duarte

    ResponderExcluir
  7. BRUNNA GUIMARÃES20 de junho de 2012 12:49

    Boa tarde Aracy!!! Achei maravilhosa a bolsa e é justamente uma bolsa de retalhos dessa que gostaria de ter, é possivel você fazer uma outra dessa? Estou grávida de sete meses, da minha pequena Cecília, e estou a meses procurando uma bolsa de maternidade diferente, calorosa, com mais vida, bem distante dessas que vemos no comercio. Nesse sentido, gostaria muito de comprar uma mala semelhante a essa! Adoro girassois, se pudesse fazer uma com um, ficaria imensamente agradecida. Qual o valor da bolsa?? Um grande abraço! e mais uma vez parabens pelo trabalho!! meu contato: brunna.guimaraes@gmail.com cel (61) 91584797 OU 32727240.
    Abs iluminados

    Brunna Guimarães - futura mamãe!=P

    ResponderExcluir

Que bom que você vai deixar um comentário, isto me faz muito feliz. Muito obrigada por sua visita, volte outras vezes.
Se você vai comentar como anônimo, se possível, deixa um e-mail para que eu possa entrar em contato.
Beijos. Deus te abençoe

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...