Fiquei de preparar um PAP com fotos, afinal as coisas simples devem ser explicadas pra que possamos ter um bom começo, não é? Então vou cumprir minha promessa.
- Eu utilizei tecidos cortados e não estavam exatamente na mesma medida, tinham diferenças mínimas, mas queriam aproveitá-los. Além disto foram cortados com picote e isto dificulta um pouco o alinhamento na hora da costura, mas se fosse alinhar na régua uma a um teria muita perda de medida e também de tempo...rsrsrsrs
Algumas amigas perguntaram sobre a questão do avesso, então queria passar algumas dicas
Todas as filas de retalhos costuradas e posicionadas para a junção |
Não devemos abrir as costuras e nem sempre derrubá-las para baixo do tecido mais escuro, isto ficará mais claro nas próximas fotos.
Filas alfinetadas para a próxima costura |
alfinetes colocados exatamente sobre as costuras |
Observe as setinhas vermelhas indicando que na união das fileiras as costuras já feitas estão uma para direita e outra para a esquerda |
Alfinete as fileiras com um alfinete em cada ponto de união das costuras. O alfinete fica exatamente sobre a costura.
Vamos voltar para a máquina?
Costure sem retirar os alfinetes.
Proceda desta forma até unir todas as fileiras, sempre passando bem o tecido a cada costura.
direito |
avesso |
Bem, agora eu tinha um problema...rsrsrsrs , bloco bem irregular com +/- 29,5 cm de medida e precisava um bloco regular de 31,5 cm.
Alinhei o bloco com 28 cm e depois coloquei borda azul clara. Cortei com sobra na largura as tiras para alinhar novamente, creio que o resultador foi compensador.
Já tenho mais retalhinhos pequenos separados para uma próxima série, vale a pena produzir mais blocos para nosso projeto.
Até uma próxima produção