Seguidores

Cantinho da Aracy Headline Animator

domingo, 3 de abril de 2011

Colchas e almofada

Ontem felizmente terminei a colcha e a almofada da Gabi, cumpri 1/2 etapa deste projeto...rsrsrsrs, a 2ª etapa será a colcha da Eli que já está com o topo praticamente montado, daqui uns dias vou voltar a trabalhar nela e, se Deus quiser, termino até o final de abril.

Quero contar um pouquinho sobre este projeto.
Há uns 3 anos reuni os filhos e disse a eles que iria fazer uma colcha para cada um quando eles seguissem para uma nova etapa da vida, o mais velho já estava com o casamento marcado e logo comprei o material de acordo com as cores que eles queriam. Eu e a Sil trocamos idéias sobre o projeto, queria ver o que ela gostava e então passei um tempo trabalhando na minha primeira colcha.

Foi um tempo especial, a mamãe não estava bem de saúde, eu passei lá várias vezes dias e noites, mas levei tecidos, a máquina de costura e os acessórios para render no trabalho, me fazia um bem enorme mexer com meus retalhos enquanto vivia aquela etapa, o resultado foi este
Passou um tempo, a situação de saúde da mamãe teve altos e baixos, fiz outros trabalhos de patch e em 2009 e 2010 concentrei bastante do meu tempo no LQ, o que foi muito bom também. Foram blocos de ponto cruz, blocos e bordas de patch para alguns acolchoados e então montei o topo do acolchoado especial que foi feito para a Ivani, nossa coordenadora na comemoração dos 10 anos do projeto




Um lindo acolchoado de corações bordados por muitas voluntárias unidos e envolvidos por uma borda de amor perfeito, que especial!
Então já era o segundo topo de acolchoado que eu montava, mas não tinha feito o sanduíche e nem o quilt deles.

2010 foi um ano intenso, a mamãe vinha se recuperando de um período crítico depois de vários dias internada, portanto bênção e, no primeiro mês do ano, Edu e Carol ficaram noivos. Não demorou muito, fui com a Carol comprar os tecidos para a colcha deles e também com ela fiz uma troca de idéias até definir o projeto. Tudo está comprado, esperando o momento em que vou trabalhar, mais pra frente vou mostrar, ok?

Paralelamente a filhota se preparava também pra mudar e ela queria colchas feitas em jeans. Não seriam retalhos de jeans cortados em blocos regulares, mas sim uma reciclagem de calças jeans então fui num brechó e comprei 20 calças, já está fazendo um ano, foi no mês de abril

Juntei com outras que tinha aqui em casa e não seriam mais usadas, lavei e higienizei tudo e comecei a trabalhar.
Corta, desmancha, emenda, alinha, mede, ajeita num cantinho ou numa curva mais um retalho e assim foi. Costurar jeans não é "bolinho"...hehehehe, entorta agulha, quebra, arrebanta linha e teve momentos que fiquei aflita, o trabalho foi enrolando, já não sabia mais se era um UFO - UnFinished Object ou um WIP - working in progress, talvez  como disse uma amiga estes dias, já que somos brasileiras um TEA- trabalho em andamento, bem, sei que peguei em vários momentos, parecia que ia deslanchar e por várias circunstâncias travava de novo e ficava mai um tempo parado. Os topos das colchas da Gabi e da Eli estão montados desde julho de 2010

Entramos em 2011, filhos já vivendo uma nova realidade e as colchas aqui, isto me incomodava, não me faz bem ter coisas inacabadas.
Não é que fui surpreendida com um big presente de Natal, uma Janome 2008, trocando idéias com o maridão, o preço estava ótimo, ele decidiu comprá-la, a propaganda divulga que ela costura até 8 camadas de jeans, era tudo que eu precisava...hehehehe
 Há exatos 9 dias retomei os trabalhos com as colchas, e não é que a máquina cumpre o seu papel??? rsrsrsrs Amei!
Fui tentando, decidi não colocar manta porque seria apenas uma colcha, costurei tampo e forro todinho na sexta feira da outra semana e depois passei o sábado desmanchando tudinho porque não gostei, mas os erros ensinam não é?
Forro no chão, bem esticadinho, manta por cima, topo e alfinetei tudinho, 300 alfinetes numa colcha de cama de solteiro



Comecei a quiltar, não deu certo, muitos dos pedaços tinham strech na composição do tecido, então esticavam.
Sanduíche no chão de novo e toca a alinhavar tudinho, mas estando alfinetado facilitou o trabalho.
Volta pra máquina, uma tarde de trabalho, um peso, mas, finalmente, terminei o mês de março com o trabalho quiltado, sanduíche pronto, com imperfeições, mas fiquei muito feliz com o resultado.
Faltava o acabamento, também com ele quebrei cabeça tentando colocar um acabamento mais largo...rsrsrsrsrs... ok, me rendi e acabei indo pra medida tradicional,  até porque a medida está no tamanho ideal para a cama da Gabi.

Tinha prometido pra neta que iria bordar uma Branca de Neve para colocar numa almofada, terminei o bordado há uns dias e ontem  fiz a montagem. Uma almofada fofinha com tecido atoalhado pra ficar mais fofa ainda...hehehehe e uma capa tipo envelope para nossa princesa linda



Missão cumprida, espero entregar pra neta ainda hoje após o culto, estamos da saída pra igreja, creio que ela vai curtir bastante e estou super feliz e grata a Deus por chegar no final desta etapa.
Menos um UFO, WIP ou TEA...rsrsrsrs



Esta semana será movimentada, feira de patch, encontro do Love Quilts Brasil e preciso terminar um projeto de Páscoa, mas semana que vem retomo os jeans e sigo em frente para a conclusão dete projeto.
Obrigada por cada palavra de incentivo, saibam que me animam pra dar os próximos passos.
Ah! Antes de terminar, lembrei que a neta já disse que quer almofada da Sininho, Cinderela e todas as princesas...hehehehe, mas isto é uma outra história.
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. Aracy,

    Vc conta as histórias lindamente!
    Adorei a colcha nova, a almofada então, super fofa!

    bjs
    Marina

    ResponderExcluir
  2. Aracy,

    E eu me lembro de cada uma destas histórias!!! Você arrasou nos 3 projetos e com certeza a colcha da Eliane vai ficar linda!!!
    Boa semana!
    Beijos, Nice

    ResponderExcluir
  3. Sensacional.Fiquei querendo mandar fazer uma,já que sou zero em matéria de costura.Vou arranjar uma costureira pra enfrentar rsrsrsrs
    Narrativa:DEZZZZZZZZZZZZZZZ
    bJSSSSSSS

    ResponderExcluir

Que bom que você vai deixar um comentário, isto me faz muito feliz. Muito obrigada por sua visita, volte outras vezes.
Se você vai comentar como anônimo, se possível, deixa um e-mail para que eu possa entrar em contato.
Beijos. Deus te abençoe

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...