Seguidores

Cantinho da Aracy Headline Animator

domingo, 9 de outubro de 2011

Há uma semana...17º Retiro de Mulheres da Igreja Metodista em Santo Amaro

Esta foto foi tirada exatamente há uma semana e mostra o lindo grupo de mulheres reunidas em Jundiaí - SP no 17º Retiro de Mulheres organizado pela Sociedade Metodista de Mulheres da Igreja em Santo Amaro.
Somente ontem consegui terminar de organizar as fotos e queria mostrar e contar um pouco do que foi nosso retiro e dizer pra você que é mulher de qualquer idade que é convidada a estar conosco pois no ano que vem tem mais, se Deus quiser.

Passamos um final de semana maravilhoso em Jundiaí, uma cidade bem próxima de São Paulo no "São Carlos Eventos e Hospedagens" - um centro de hospedagens das dirigido pelas Irmãs Missionárias Scalabrinianas com uma extrutura muito boa de hospedagem - quartos confortáveis, comida muito saborosa, verduras fresquinhas colhidas da horta do local e excelentes instalações para eventos deste tipo, fica a dica.

Mas vamos ao nosso retiro, saímos aqui de São Paulo no dia 30 de setembro à noite, uma sexta feira, por volta das 21 horas e quando chegamos lá já tivemos um excelente jantar e depois a abertura do evento.
Este ano tínhamos só mulheres mesmo, digo isto porque é possível às mães levarem crianças pequenas, este ano o número de crianças era apenas de 3 meninas lindas.
Dora fez a abertura, deu orientações, tivemos um momento de oração e distribuição dos kits do retiro: uma sacola personalizada contendo folhas com mensagens, bloco de anotações, caneta, crachá e a camiseta com o tema deste ano: "Mulheres, cremes, maquiagem, perfumes"
Chegando nos quartos em nossas camas já recebemos um mimo lindo com uma necessaire que continha um sabonete líquido e um alcool gel e pacotes com balas e chocolates, o encontro seria doce e perfumado.
Uma boa noite de sono e às 7 horas já estávamos levantando para iniciar as atividades do dia.
Na manhã de sábado enquanto me preparava Deus falou comigo através de detalhes muito sutis, veio à minha lembrança momentos que vivemos no primeiro retiro e em muitos outros durante estes 17 anos eu pudesse estar em 15 deles, uma hora vou contar um pouco sobre isso
Começamos o dia com louvor e uma música marcou o nosso encontro este ano foi Cheiro de Comunhão da Soraya Junker. A letra é linda e nós cantávamos toda no feminino, afinal era um encontro de mulheres.
Já pudemos sentir muita alegria e comunhão na troca de abraços e sorrisos, Deus já foi falando aos nossos corações.
Tive a alegria e também a responsabilidade imensa de dirigir a meditação da devocional de sábado e durante o preparo pensei que o tema do retiro era meio intrigante, o que Deus queria falar à minha vida e à vida de cada mulher ali presente este ano? Durante o preparo anotei vários  textos bíblicos, mas lá no momento usamos somente, dentre eles, os que estavam em II Coríntios
Pensei nas motivações que nos levam a usar:
1. CREMES
- Estética, vaidade, rejuvenecer
- Saúde, proteção
- Hidratação, frescor
Textos - "Em assim se alguém está em Cristo é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas" - II Co 5. 17 - Há saúde, renovação, rejuvenescimento quando estamos em Cristo.
2. MAQUIAGEM
- Beleza
- Realçar características
- Encobrir imperfeições
Para ilustrar a mensagem pedi a ajuda de 4 mulheres que estavam no Retiro, 2 crianças e 2 mulheres adultas, a orientação foi para que se maquiassem e ficariam de costas enquanto se "produziam", cada uma devia fazer a própria maquiagem.
Foi uma forma alegre e descontraída para ilustrar a Palavra de Deus neste momento, depois de prontas elas se voltaram para o grupo, comentamos que estavam lindas e perguntei se sentiram falta de alguma coisa. As crianças disseram que não, tinham tudo que precisavam e amaram fazer parte deste momento, já as adultas tinham sentido falta do espelho.
Que bom, era exatamente isto que eu esperava ouvir.
Texto: "E todos nós com o rosto desvendado, contemplando como por espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito." - II Co 3.18
A criança não sentiu falta do espelho porque ela sabe que é linda, foi criada à imagem e semelhança de Deus e reflete esta imagem, ela contempla Jesus em sua inocência e pureza. Nós adultas precisamos aprender com esta pureza da criança e contemplar Jesus crendo que somos lindas porque fomos criadas à sua imagem e semelhança. Somos lindas, filhas amadas do Pai.
3. PERFUMES
Há uma variedade deles, cada uma de nós temos uma preferência: cítricos, amadeirados, florais, adocicados, florestais.
Não importa o perfume físico que estejamos utilizando, mas se olhamos a Cristo, se Ele é a imagem, o modelo que transforma nosso viver, se podemos caminhar aceitando o seu amor e refletindo este amor acontecerá em nós o que diz o texto seguinte: "Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo; tanto para os que são salvos, como nos que se perdem." II Co 2. 15
Terminamos este momento devocional cantando um cântico antigo de uma preciosa mensagem:
"Que a beleza de Cristo se veja em mim
Toda a sua admiravel pureza e amor 
Ó Tu, chama divina,  todo o meu ser refina
'Té que a beleza de Cristo se veja em mim"

Em seguida a Prª Rute orou por nós.


Um intervalo para um coffee break.  

Na continuidade da manhã tivemos a palestra da Prª Shirley, nossa preletora deste ano, o primeiro texto citado - Gn 1. 26 e 27 - vinha confirmar o que Deus havia colocado em meu coração no preparo da devocional.
Fomos desafiadas a responder duas perguntas:
- O que você mais gosta em você?
- O que você não gosta em você?
O pecado relatado em Gn 3. 8 a 15 corrompeu muitas coisas em nós, somos desafiados a renovar a nossa mente - Rm 12. 1 e 2 a respeito inclusive de nós mesmas.
Quantas coisas antigas ainda precisam passar? Preciso me reconciliar com a imagem de Deus que existe em mim - II Co 5. 17 e 18
A cosmética vem com uma promessa de renovação nem sempre cumprida, mas a Palavra de Deus nos convida a uma verdadeira renovação que começa pela nossa mente.

Manhã maravilhosa, se o retiro terminasse neste instante já teríamos vivido grandes experiências, mas à tarde, depois de um tempinho de alimento e descanso duas atividades de participação facultativa
- Uma palestra sobre saúde - cuidados para evitar quedas - fomos orientadas pela Flávia e pela Andréa

- Oficina de artesanato - cuidadosamente preparada pela Lija.
Momentos gostosos, descontraídos, alegres e de extrema comunhão. Momentos assim também podemos sentir Deus falando conosco e abençoando as nossas vidas.
À noite, depois do jantar uma noite de talentos divertida e animada que acaba entrosando todo mundo, temos artistas verdadeiras ali...rsrsrs
Depois a Prª Rute nos dirigiu num momento de calma e algumas de nós tomamos um chá e seguimos para os quartos, eu fui uma delas, precisava descansar, mas antes disto tive um bom papo com minha companheira de quarto, a Lucélia, foi precioso este tempo de comunhão.
Na manhã seguinde soube que um grupo grande ficou lá no salão relembrando músicas antigas, momento flashback. 
Creio que cada um destes momentos são preparados por Deus pra nós nestes eventos.

O domingo começou, levantamos cedinho e depois do louvor dirigido por minha filhota Eliane e a equipe formada por Bárbara, Carine e Claudia. 
A seguir tivemos um momento devocional dirigido pela Rosane
Fomos desafiadas a cuidar do nosso coração - Pv 4. 20 a 23
O que queremos ser, baleias ou sereias? Com base num texto em resposta à campanha da Runner há uns anos pudemos refletir sobre valores que são ditados pelos meios de comunicação e pelo mundo e valores de Deus para nós.
Qual o nosso foco? Como está nossa auto estima? Fomos criadas à imagem e semelhança de Deus, somos lindas e amadas por Ele, temos muito valor.
Não é que não possamos nos cuidar, mas será que todo este cuidado, esta maquiagem não é apenas uma máscara que esconde o nosso verdadeiro ser?

Tivemos uma pausa e em seguida a segunda palestra da Prª Shirley, Palavra de Deus para nós através dela, foi muito bom.
Com base no texto de Lucas 10. 38 a 42 o desafio de lermos o texto sob uma ótica feminina, será que não estamos também estabelecendo comparações? Geralmente fazemos isto quando queremos ser igual ao outro, estar no lugar do outro, sabe quando rola uma inveja, uma dor de cotovelo? Ou talvez estejamos sobrecarregadas. Precisamos saber dizer não, reconhecer os nossos limites, saber pedir ajuda e parar de achar que só nós sabemos fazer as coisas direito. Maria merece elogios porque soube o que era prioritário e não por sua postura. Marta estava no limite por tantas coisas que queria dar conta, por sua inquietação e não percebeu que naquele momento podia talvez  "pedir uma pizza" e curtir a prioridade da presença de Jesus.
Mensagem preciosa ao meu coração, creio que ao coração de todas nós que estávamos lá.
Depois fomos dirigidas pela Prª Rute num momento de envio e participação da Ceia do Senhor
Hora do almoço e teríamos os momentos finais do nosso retiro, um momento de compartilhar, agradecimentos e revelação das amigas de oração.
Eu e a Lija formamos dupla, estaremos orando uma pela outra até o próximo retiro. As crianças participaram, afinal quer coisa melhor do que oração de crianças, né tia Paula?

Corremos fechar as malas, o ônibus já tinha chegado, estávamos todas felizes, a tarde estava chuvosa e nublada, mas nossos corações e sorrisos radiantes.
Mimos de vários momentos do retiro. Eu ganhei estas lindas gérberas como gratidão pelo preparo da devocional de sábado pela manhã

Mulheres de todas as idades, com várias realidades e experiências de vida, todas, sem exceção Filhas muito amadas de Deus.
Ano que vem tem mais, se Deus quiser e já fica o convite pra todas as mulheres que sentiremos no coração o desejo de ir, todas são bem vindas.
Enquanto reflete sobre o convite vou deixar um vídeo que fiz lá no retiro e a mensagem que saiu no boletim de hoje, escrita pela querida Dora, presidente atual da Sociedade de Mulheres lá da Igreja.


Foi MARAVILHOSO!!!
Até a próxima postagem.

Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Querida, que post edificante!! Obrigada por compartilhar esta delícia.
    Bjk carinhosa, amirmã

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Adorei seus trabalhos com jeans...
    Sou jornalista de um site voltando ao universo Denim e gostaria de falar melhor com voce, seria possivel?

    Beijos

    Contato: bruna_9128@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Oi! Passei por aqui e me encantei com a dedicação de tantas mulheres!! Parabéns pelo trabalho Beijos Márcia http://coisabasicas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Nooossa Aracy! que passeio maravilhoso! Realmente nestes momentos dá para sentir a presença de Deus.
    É maravilhoso a comunhão entre irmãos.

    ResponderExcluir

Que bom que você vai deixar um comentário, isto me faz muito feliz. Muito obrigada por sua visita, volte outras vezes.
Se você vai comentar como anônimo, se possível, deixa um e-mail para que eu possa entrar em contato.
Beijos. Deus te abençoe

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...